Mais um grupo de médicos cubanos desembarcou em Belém pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal, na noite desta segunda-feira (28), em Belém. 71 profissionais chegaram até a Base Aérea e foram para um hotel, onde receberão uma capacitação a partir desta terça-feira (29), antes de serem encaminhados para os municípios do interior do estado. No total, o estado já recebeu 330 médicos pelo programa federal.
Os médicos foram recebidos pelo secretário de estado de saúde, Hélio Franco, e pelo presidente do colegiado dos secretários municipais de saúde do estado, Charles Tocantins.
“Estamos vivendo um momento histórico. A saúde, do ponto de vista da atenção primária vai ser incrementada de uma forma muito importante no estado, com qualidade. Esses médicos vão se inserir nas equipes que já existem nos municípios e certamente vamos ter em um curto espaço de tempo melhorias significativas”, disse o secretário Helio Franco.
Charles Tocantins reforçou que os médicos devem atuar em municípios que mais necessitam desses profissionai. “Eles vão atuar na atenção básica e são priorizados municípios com menores IDH, menor renda e maior dificuldade de cobertura de profissional de medicina”, informou.
O médico cubano Reinaldo Rodriguez acredita estar contribuindo para ajudar os brasileiros. “A importância que tem esse programa é muito grande porque tem como objetivo ajudar o povo brasileiro, principalmente os que mais precisam de atendimento médico”, disse.
g1/pa
Postar um comentário