how to make gifs




Nesta segunda-feira (25), na sede do Núcleo Integrado de Operações (NIOP), a Prefeitura de Santarém e o Centro Integrado de Operações (CIOP), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Pará, avaliaram os resultados do trabalho de videomonitoramento, através das 20 primeiras câmeras, instaladas no Município há dois meses. O CIOP estuda adotar o modelo santareno, que mescla o trabalho de servidores militares e civis, em outras cidades do Estado como Capanema, Paragominas e a capital Belém. Participaram da reunião, o prefeito Alexandre Von, o diretor do CIOP, Cel. José Osmar Albuquerque, o coordenador do NIOP/Santarém, Major Valério Ferreira, a coordenadora do Call Center do CIOP/PA, delegada Daniela Sousa e a presidente da Associação dos Amigos Portadores de Deficiência do Tapajós (AAPDT), Letícia Fernandes.







Segundo dados do NIOP/Santarém, nos últimos dois meses, as câmeras registraram 74 ocorrências. A área de trânsito lidera as estatísticas com 31 ocorrências. Na área policial, os casos que lideram são tráfico de drogas e agressões, com 10 e 09 ocorrências, respectivamente. Dezesseis servidores civis, ligados a duas entidades de apoio aos portadores de necessidades especiais - Associação dos Deficientes Físicos de Santarém e Associação dos Amigos Portadores de Deficiência do Tapajós - trabalham em regime de escala periódica de 06h diárias para desempenhar o serviço.





Segundo o CIOP, a experiência exitosa de Santarém, que mescla servidores civis e militares, será estendida a outras cidades do Pará.







“O exemplo de Santarém será replicado em outras cidades. De imediato já em Capanema e Paragominas. O desempenho destas pessoas que trabalham com o monitoramento está sendo melhor do que nós temos em Belém. A tendência, inclusive, é tentar implantar esse modelo na capital. O monitoramento de imagens em Santarém é muito eficiente. Essa experiência é nova e já quebramos o paradigma que para fazer a operação em segurança pública teríamos que ter agentes do sistema”, observa o diretor do CIOP, Cel. Osmar Albuquerque.





O prefeito Alexandre Von explica que a avaliação de hoje serve para aperfeiçoar o modelo já consolidado, identificar o que é possível mensurar em termos de videomonitoramento e fazer uma prospecção dos serviços para os próximos meses. “Sempre objetivando que esse serviço esteja apoiando a população, seja na segurança pública ou na área de trânsito, por exemplo”, disse o prefeito.






Ocorrências atendidas por setor de videomonitoramento



























LOCALIZAÇÃO


QUANTIDADE


Av. Moaçara/Curuá-Una


08


Av. Tapajós/Trav. Professor Carvalho


08





Av. Rui Barbosa/Barão do Rio Branco


07


Mirante


06


Av. Nazaré/Adriano Pimentel


06


Av. Mendonça Furtado/Cuiabá


05


Rodovia Fernando Guilhon/Trav. Angelim


05


Av. Moaçara/Sérgio Henn


05


Av. Cuiabá/Tancredo Neves


04


Av. Tapajós/Praça do Pescador


04


Av. Sérgio Henn/Muiraquitã


03


Av. Tapajós/Praça da Matriz


03


Rua Floriano Peixoto/Trav. 15 de Novembro


02


Av. Sérgio Henn/Bartolomeu de Gusmão


02


Av. Magalhães Barata/Borges Leal


02


Avenida Anysio Chaves/Sérgio Henn


01


Av. Rui Barbosa/Trav. 15 de Novembro


01


Av. Tancredo Neves/Trav. 15 de Novembro


01


Av. Dom Frederico Costa/Praça Júlia Passarinho


01


TOTAL


74



Fonte: Núcleo Integrado de Operações – NIOP/Santarém





Caracterização das ocorrências registradas
























TIPO


QUANTIDADE


Acidente de Trânsito


31


Tráfico de drogas


10


Abordagem


06


Agressão


09


Atitude suspeita


03


Atos obscenos


02


Poluição sonora


03


Homicídio


01


Ameaça


01


Desordem


01


Vandalismo


01


Roubo de celular


01


Manifestação


02


Direção perigosa


01


Apoio


01


Averiguação


01


TOTAL


74



Fonte: Núcleo Integrado de Operações - NIOP/Santarém





Fonte : CCOM/PMS


Postar um comentário