how to make gifs

Os municípios de Tucuruí, no sudeste do Pará, e Santarém, localizado no oeste paraense, foram os primeiros alvos da fiscalização que combate a captura ilegal de 11 espécies de peixe que estão em período de defeso.

Durante a ação de equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) nas bacias Amazônica e do Tocantins foram apreendidas "malhadeiras", principal equipamento utilizado em época de proteção à reprodução das espécies, porém, os donos não foram encontrados. “É permitida apenas a utilização de vara de pesca, linhas de mão e anzóis. Qualquer outro tipo de apetrecho está proibido neste período”, orienta Moema de Jesus, zootecnista da Sema.

As espécies pirapitinga, curimatá, mapará, aracu, pacu, jatuarana, fura calça e branquinha estão em período de defeso na bacia do rio Tocantins e Gurupi até 28 de fevereiro. Na bacia amazônica a proibição da captura ilegal segue até 15 de março, e na ilha do Marajó até 30 de abril. Na bacia do rio Tocantins, a pesca do pirarucu está impedida até 31 de março e na bacia amazônica, além do pirarucu, o tambaqui e o acari também estão no período de defeso até o final de março.

De acordo com a Sema, as fiscalizações continuam até o fim dos períodos de proteção das espécies pesqueiras e atendem a normas do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

g1/pa

Postar um comentário